Aprenda a aplicar a Técnica de Liberação Emocional (EFT) - EFTclub

A sua cura de dentro para fora

EFTClub blogs

Conheça as nossoas sessões de terapia online

Passo a passo de como aplicar a Técnica de Liberação Emocional (EFT)

Foto de perfil da terapeuta Mutisia

Autora:
Terapeuta Mutisia

O que é EFT?

EFT significa Técnica de Liberação Emocional (Emotional Freedom Technique). Também pode ser chamada de Tapping (dar leves tapinhas com os dedos em pontos específicos). A técnica é usada para desbloquear todo tipo de traumas e bloqueios emocionais.

A EFT parte da premissa que há sempre problemas emocionais não resolvidos por trás de qualquer sintoma. Essas emoções alojam-se no nosso sistema energético criando bloqueios que precisam ser liberados e a técnica da EFT está aqui para fazer essa liberação, trazendo de volta o equilíbrio emocional nas nossas vidas.

Como funciona a EFT?

O EFT é uma versão emocional de acupuntura, só que sem usar agulhas. Em vez disso, usamos toques suaves com os dedos em pontos estratégicos dos meridianos (canais de energia no nosso corpo) enquanto sintonizamos mentalmente com questões problemáticas.

Nossos traumas, conflitos e problemas, por conter carga emocional, se alojam no nosso sistema energético, criando como um bloqueio no fluxo natural da energia no nosso corpo. Por isso, focando no trauma ou problema e dando leves tapinhas nesses pontos estratégicos, conseguimos liberar novamente o fluxo do problema em questão. Consequentemente, em pouco tempo, esses traumas e memórias indesejadas perdem a sua intensidade emocional e ficam apenas como uma lembrança remota. Uma lembrança que já não causa mais dor nem desconforto.

Qual é a origem da EFT?

É difícil dizer exatamente onde tudo começou, já que a acupuntura existe há milênios. Ainda assim, podemos dizer que a origem da EFT vem de 1980 através do psicólogo Roger Callahan, quando ele estava tratando uma paciente, Mary, que estava com fobia de água, ao ponto de nem conseguir tomar banho direito. Ela já havia tentado anos de psicoterapia com diferentes terapeutas sem resultado até se tornar paciente de Dr. Roger Callahan. Um dia, Mary comentou que o medo que sentia provocava uma sensação incômoda no estômago. Como o Dr. Callahan tinha conhecimento de técnicas de acupuntura, ele teve a ideia de estimular com leves tapinhas o meridiano relacionado a este órgão, o que resultou em uma cura instantânea da fobia.

Dessa forma, uma nova terapia chamada TFT (Thought Field Therapy) for criada, baseada em sequências específicas de batidas nos meridianos, conseguindo-se, assim, tratar os diferentes problemas emocionais. Contudo, a EFT em si surgiu quando um aluno dele, Gary Craig, através de muitos testes conseguiu simplificar a técnica, criando uma sequência única, simples e fácil de aplicar para qualquer sintoma. Ele chamou esta sequência de “Receita básica”. Esta sequência, por ser tão simples, pode ser aprendida por todos e trazer muitos benefícios tanto físicos quanto emocionais.

Para que a EFT é indicada?

A EFT funciona frequentemente onde nada mais funciona, porque na vez de tratar só os sintomas como na maioria dos tratamentos, ela vai à causa, ela trata a memória energética. Assim, libera-se a carga emocional de inúmeros sintomas como traumas, medos, fobias, depressões, crenças, dores crônicas e muitos outros bloqueios que afetam nossa vida pessoal e profissional. 

Como funciona a sessão de EFT?

A sessão funciona, no primeiro momento, através da conversa focada no sintoma. Identificamos juntos a causa emocional raiz e principalmente, as emoções vinculadas a ela.  Essa é a parte mais importante, porque é nessa causa raiz, nessas emoções, que se encontra a cura. Após identificarmos a causa raiz e eliminarmos a carga emocional através da técnica da EFT, o sintoma desaparece e não volta a aparecer.

Passo a passo de como aplicar a técnica da EFT

A EFT é uma ferramenta poderosa, muito útil e eficiente para lidar com o estresse, as tensões e questões gerais no nosso dia a dia. Portanto, uma vez aprendida a técnica, podemos aplicá-la em qualquer situação para obter alívio imediato. Pode ser antes de uma prova difícil, uma apresentação em público, depois de uma discussão, em situações de estresse, enfim, qualquer momento em que o nosso sistema emocional se encontra em desequilíbrio. Inclusive, pode ser usado em crianças também, já que não há contraindicações e pode ser aprendida por qualquer pessoa. 

Precisa de ajuda profissional para lidar com as suas emoções?

Saiba mais clicando aqui.

Segue aqui os 5 passos da Receita Básica da EFT ou Tapping. Ela pode parecer complicada no início, mas é fácil e rápida de aprender. 

1. Identifique o problema

Pense em qualquer coisa que te incomoda, pode ser uma dor física, o momento em que alguém te humilhou, uma memória que não te deixa em paz, uma situação que te causa muito estresse… (trabalhe uma questão por vez para ter resultados satisfatórios).

2. Avalie a intensidade

Avalie a intensidade da emoção e/ou dor numa escala de 0 a 10 (0 para nenhuma emoção/dor e 10 para emoção/dor insuportável). A avaliação se refere a como você se sente agora, quando pensa no problema, e não no que você sentiu na hora da memória ou acontecimento.

Escala de avaliação EFT de zero a dez representadas com cores e emojis. Verde para zero e vermelho para vermelho.

Este passo é muito importante como ponto de referência para acompanhar o progresso depois de cada rodada da EFT.

3. Preparação

A preparação é o processo que usamos para iniciar as rodadas do tapping. Precisamos comunicar ao nosso sistema o que nós queremos trabalhar. Para isso, usamos uma simples frase enquanto damos leves tapinhas continuamente no ponto caratê.

Demonstração visual do local do ponto de EFT caratê.

A frase terá dois propósitos, um de reconhecer o problema e o outro de aceitar a si mesmo apesar do problema. A frase é formulada da seguinte forma: “Mesmo que eu tenha (sinta) este/esta _________, eu me amo e aceito profunda e completamente” O espaço em branco representa o problema que você quer trabalhar. Por exemplo: “Mesmo que eu tenha esta dor pulsando no lado esquerdo da minha cabeça, eu me amo e aceito profunda e completamente” ou “Mesmo que eu me sinta humilhado(a) pelo jeito que meu chefe me tratou na frente dos meus colegas, eu me amo e aceito profunda e completamente”. Quanto mais específico você descreve a situação e quanto mais você consegue se conectar com a emoção, mais rápido será o resultado.

Uma cena pode ter várias emoções. Por conta disso, é bom trabalhar elas separadamente, tratando uma por uma. O foco deve estar sempre em você mesmo(a), no que você sente e nunca no que o outro faz/fez.

4. A sequência

Representação gráfica dos pontos EFT em uma mulher sorridente.
Sequência de cima para baixo da técnica de EFT

Agora vamos para a sequência. Nessa fase você vai estimular, equilibrar e desbloquear o fluxo energético do corpo. Para isso, você vai dar leves tapinhas com os dedos em cada um dos pontos em sequência enquanto fala uma frase lembrete para manter o sistema conectado com o problema em questão. A frase lembrete é uma frase simples e curta. Por exemplo, essa dor de cabeça, essa dor pulsante… ou essa humilhação, essa humilhação na frente dos colegas… Você pode ir repetindo essa frase enquanto dá tapinhas leves com os dedos nos pontos específicos. Você pode fazer três rodadas ou mais.

5. Testar a intensidade novamente

No final da terceira rodada, respire fundo e se conecte com o problema novamente. Avalie a intensidade da emoção e/ou dor novamente e compare com a avaliação inicial para verificar o seu progresso. Muito provavelmente a emoção/dor vai ter diminuído. Repita o procedimento novamente, desta vez pode dizer, por exemplo: “mesmo que eu ainda tenha um pouco de dor de cabeça no meu lado esquerdo, eu me amo e aceito profunda e completamente” ou “mesmo que eu ainda tenha uma intensidade 6 de dor de cabeça no meu lado esquerdo, eu me amo e aceito profunda e completamente”.

Por fim, é importante perceber se a dor mudou de lugar ou de sensação. Por exemplo, uma dor pulsante pode mudar para uma dor pontuda, o lado esquerdo pode mudar para a frente, etc. Nesses casos, você pode fazer a rodada com a nova sensação e/ou lugar. O ideal é chegar a intensidade 0 ou pelo menos 1 ou 2 para considerar uma mudança verdadeira. Também é bom testar novamente no dia seguinte para ter certeza do bom resultado. Caso ainda sinta algo, repita o procedimento.

Precisa de ajuda profissional para lidar com as suas emoções?

Saiba mais clicando aqui.

Aprenda a usar a Técnica de Liberação Emocional EFT para casos específicos:

EFT para limpeza de memórias dolorosas passo a passo

EFT para liberar emoções tóxicas passo a passo

Um círculo com degradê verde a azul escrito em branco EFTclub com uma borboleta-vermelha e alaranjada pousando na última letra.

Aviso Legal: As Terapias Holísticas e Integrativas são complementares à medicina alopática, e não devem substituir nenhuma consulta e/ou tratamento médico.

© All Rights Reserved (2025)

× Alguma dúvida?